Flautista Heriberto Porto se apresenta em Fortaleza com a ORCEC


Flautista nascido em Aracati, Ceará- Brasil; começou a estudar música na Orquestra Fratelli da Catedral de Fortaleza. Em 1983 foi para Bruxelas, Bélgica e estudou com Alejandro Beresi antes de entrar no Conservatório Real de Música de Bruxelas, com Gerard Noack, Jean- Michel Tanguy, Baudoin Giaux e Vincent Cortvriendt conseguindo em 1987 os Primeiros Prêmios de Flauta Transversal e de Música de Câmera e em 1990 os Diplomas de Solista (pós-graduação) em Música de Câmera e em 1992 o mesmo diploma em Flauta transversal.

Heriberto é flautista da Marimbanda, do Grupo Syntagma, do Quinteto de Sopros Alberto Nepomuceno, da big band Metalira e do Quinteto Belas Artes . Também é professor do Curso de Música da UECE e do Festival Música na Ibiapaba. De 1990 a 1995 participou de diversos cursos na Bélgica e na França com os professores Baudoin Giaux, Philippe Bernold e Jean-Pierre Rampal. Estudou Jazz e improvisação com Steve Houben e Fabrizio Cassol(AKA MOON) em Bruxelas.

Heriberto Porto foi membro da Orquestra Oratório da Bélgica. Fundou em Bruxelas o grupo Cheiro de Choro em 1991 para a difusão da música brasileira na Europa. Este grupo lançou dois C.Ds e se apresentou em diversos festivais como o "Belga Jazz Festival","Viva Brasil" e Jazz-Rallye ao lado de grandes nomes do Jazz e da MPB. Em 1995 regressou ao Brasil e participou de gravações de artistas locais como Fausto Nilo, Nonato Luiz, Manasses, Aroldo Araújo , Dona Mazé do Bandolim, Esperando a Feijoada, Aparecida Silvino e Idilva Germano. Em 1996 lançou na Bélgica o CD "Music of Latin-América"( Selo René Gailly), junto com o violonista Pierre-Paul Rudolph onde interpretam Astor Piazzolla, Gabriel Senanes, Garoto, Celso Machado dentre outros compositores latino-americanos.


SERVIÇO

25/11/2009 às 9:00 Concerto Universitário* - Local: Auditório Central da UECE

26/11/2009 às 19:00 Ponto e Contraponto dos Clássicos da França no Brasil* - Local: Theatro José de Alencar - Palco Principal

* Apresentações com a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário