Coral da UFC apresenta “Abraços”

O espetáculo musical do Coral da Universidade Federal do Ceará destaca os encontros e isolamentos na sociedade pós-moderna.

Possibilidade de encontros e reencontros em meio a todo o isolamento individual que caracteriza a sociedade pós-moderna. Encontros e reencontros através de canções, de abraços. É com a proposta do abraço, da felicidade, que o Coral da UFC apresenta “Abraços”, em novembro, no Teatro do Centro Dragão do Mar.

O espetáculo, dirigido por Erwin Schrader e Elvis Matos, decidiu encarar a “cara amarrada” do homem atual, decidiu enfrentar a “falta de abraço” e iniciar um encontro através de um “Olá como vai?” ou de um abraço. Apoiados nos versos de Vladimir Maiakóvski, poeta russo que disse “em algum lugar, parece que no Brasil, há um homem feliz”, o Coral da UFC decidiu ser este homem e encarar a possibilidade de ser e fazer feliz.

História do Coral da UFC

O Coral da UFC iniciou suas atividades em abril de 1959, sob a regência do maestro Orlando Leite, no momento da fundação da própria Universidade. Nos anos 60 o grupo alcançou destaque no cenário musical local e nacional através de recitais e participação em festivais de coros. Nos anos 80, a regência do coral ficou sob a responsabilidade da Profa. Maria Izaíra Silvino Moraes que deu início a um trabalho de aproximação da atividade de canto coral com a cultura popular brasileira e a comunidade, modificando o repertório, postura cênica do grupo e atitudes vocais e corporais dos cantores.

A partir de 1995, a Pró-Reitoria de Extensão da UFC, com o objetivo de ampliar as atividades musicais desenvolvidas na universidade, principalmente a atividade coral, criou o Curso de Extensão em Música (CEM). O Coral da UFC passou a integrar as atividades do curso estabelecendo um vínculo direto entre o aprender e o fazer artístico. Atualmente, o Coral da UFC está vinculado ao Curso de Licenciatura em Educação Musical e dá continuidade a suas atividades de formação, estando sob a regência do Prof. Ms. Erwin Schrader, orientação vocal da Profa. Valéria Vieira, Preparação Corporal da Profa. Thatiane Paiva e a coordenação do Prof. Dr. Elvis de Azevedo Matos que atua também como diretor artístico, arranjador e regente.

Ao longo dos últimos 25 anos, o grupo dedicou-se à pesquisa e construção do repertório brasileiro explorando as possibilidades do espaço teatral através da montagem de espetáculos como, Porque o Canto Existe, Os três tempos do Homem, Nordestino, Somos, O Som das luzes coloridas, Além do Cansaço, A vida é só pra cantar, Nós e o Mar, Borandá Brasil e Gonzagas. Esses dois últimos espetáculos tiveram repercussão internacional, através de duas turnês européias, feitas pelo grupo em 2005 e 2007, com apresentações em teatros na Alemanha, Polônia e França.

SERVIÇO

“Abraços”, dias 01, 03, 07, 08, 10, 14, 15, 17, 21, 22, 24, 28 e 29/11 e 01/12, às 20h, no Teatro. Ingressos: R$ 10,00 / 5,00. 75min. Classificação livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário