A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará realiza em novembro a última etapa da programação do Ano da França no Brasil. Em “Todos os Caminhos Levam a Paris” uma mostra fotográfica acontece no Centro Dragão do Mar, acompanhada de palestras sobre História da Arte que abordam a relevância artística e cultural da França e a trajetória do cearense que ganhou a França: Raimundo Cela.

Há quase cinco séculos, a influência francesa sobre o Brasil deu-se em todas as áreas, passando pelo naturalismo, artes plásticas, fotografia, literatura, filosofia, política, arquitetura moderna e cinema. As palestras da professora Roseanna Martins tratam da História da Arte Francesa de 1850 até 1950 e suas influências no Brasil. Acontecem no dia 03/11, 18h, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e no dia 05/11, 16h, na Universidade de Fortaleza.

Do Romantismo ao Realismo; do Impressionismo e Pós-Impressionismo; o Expressionismo e Fauvismo; o entre-Guerras e a trajetória do cearense mais destacado no exterior, um brasileiro em Paris: Raimundo Cela. Em sua fala, Roseanna apresenta os movimentos, escolas e correntes de maneira fluente unindo a temática da estética e da arte com as transformações ocorridas nas esferas social e cultural de ambos os países.

A exposição “Todos os caminhos levam a Paris...” fica em cartaz de 03 a 22 de novembro no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e aborda o olhar de um iniciante fotógrafo brasileiro ao percorrer os caminhos de três artistas o escritor Marcel Pagnol e os pintores Paul Cézanne e Vincent Van Gogh. O fotógrafo carioca Rodrigo França visitou Paris e Provence e registrou para sua primeira mostra individual um olhar afetivo e documental que pretende guiar o público através desses dois lugares, refazendo os caminhos dos três artistas através de suas obras.

Ano da França no Brasil - Anunciado pelos Presidentes da República dos dois países em 2006, em reciprocidade ao Ano do Brasil na França (2005), o ano de 2009 proporciona à França a oportunidade de apresentar, nas diversas regiões brasileiras, as diferentes facetas de sua cultura. No Ceará, a implantação da programação é resultado da cooperação entre agentes governamentais, do setor privado, profissionais da cultura, artistas, intelectuais, pesquisadores, sociedade civil e mídia dos dois países. A programação é promovida pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, que está realizando onze projetos (dos quais três já se realizaram) , investindo diretamente R$ 900 mil de recursos do Tesouro Estadual. Inseridos nas linguagens artísticas, os projetos abrangem mostras de artes visuais, cinema gratuito, espetáculos de rua, teatro, concerto e as influências francesas na literatura cearense.

Programação Novembro Ano França no Brasil / Ceará

Palestras Todos os Caminhos levam a Paris – Palestras sobre História da Arte com a professora Roseanna Martins.
Dia 03/11, 18h, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Dia 05/11, 16h, na Universidade de Fortaleza

Todos os Caminhos Levam a Paris” - Mostra fotográfica de Rodrigo França que visitou Paris e Provence e registrou para sua primeira mostra individual os caminhos dos três grandes artistas franceses através de suas obras e escritos. No Espaço Mix do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Rua Dragão do Mar, 81 – P. de Iracema- Rua Dragão do Mar, 81 – P. de Iracema. EM CARTAZ ATÉ 30 DE NOVEMBRO DE 2009. Informações: 3488-860 Visitação de terça a domingo, de 9h às 22h. Entrada franca.

A Influência Francesa nas Artes Plásticas Cearenses” - Uma mostra de cearenses representados por Heloísa Juaçaba, Pretextato, R. Kampos, Antônio Bandeira, Aldemir Martins, J. Fernandes, Marcus Jussier, Joaquim, Barrica, Chabloz, Gerson Farias, Inimá da Paula e Afonso Lopes. Curadoria do artista plástico Carlos Macedo. No Espaço Multiuso do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Rua Dragão do Mar, 81 – P. de Iracema. EM CARTAZ ATÉ 15 DE NOVEMBRO DE 2009. Informações: 3488-860 Visitação de terça a domingo, de 9h às 22h. Entrada franca

As origens da literatura de cordel” - A história da literatura de cordel remonta ao o romanceiro europeu da Idade Média e do Renascimento. A exposição irá guiar o espectador numa viagem desde as origens até a incorporação dos valores da cultura nordestina à literatura de cordel. A mostra tem curadoria de Otávio Menezes. Na Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel - Av. Presidente Castelo Branco, 255 - Centro. EM CARTAZ ATÉ 20 DE NOVEMBRO DE 2009. Visitação de segunda à sexta das 8h às 21h / sábado e domingo das 14h às 18h. Entrada franca

"A Influência Francesa na arquitetura do Ceará" - Importantes espaços arquitetônicos cearenses, na capital e no interior, têm clara influência francesa. Isso é o que se vai mostrar nessa exposição de fotos, com um viés didático, apresentando a descrição de cada um dos estilos que influenciaram nossa arquitetura: o estilo fortemente ritmado do art-noveau, o rigor geométrico do art-decó, o equilíbrio e a simetria do neoclassicismo, a mesclagem de estilos do ecletismo e, por fim, a forte influência do arquiteto Le Corbusier nas construções funcionalistas modernas. Na Aliança Francesa - Rua Catão Mamede, 990 - Aldeota. EM CARTAZ ATÉ 22 DE NOVEMBRO DE 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário