TEATRO. O Pagador de Promessas

O Pagador de Promessas é uma das principais obras da dramaturgia brasileira. Escrita em 1959 por Dias Gomes, virou filme três anos depois e ganhou mais de quinze prêmios em eventos nacionais e internacionais, como o Festival de Cannes (França). O espetáculo a ser apresentado no Dragão do Mar é uma remontagem livre e contemporânea que marca a conclusão da décima turma do Curso Superior de Artes Cênicas do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – antigo CEFET-CE).

Música, canto e dança unem-se à interpretação neste novo espetáculo. A história de Zé do Burro, um homem que luta contra toda uma coletividade para cumprir uma promessa, é contada sem perder as raízes nordestinas, numa mistura de tradição e contemporaneidade. A peça aborda questões como a religiosidade do povo brasileiro, em sua origem católica e africana, e a vida simples do sertanejo que luta, com fé, pela própria sobrevivência.

Essa remontagem de O Pagador de Promessas traz para o público críticas e questionamentos a cerca das dicotomias existentes na cultura popular brasileira, tendo como foco o povo nordestino. O espetáculo conta com direção de Fernando Lira, iluminação de Walter Façanha, figurinos de Dami Cruz, cenografia de Luiz Carlos Pedrosa e direção musical de Simone Sousa.

SERVIÇO

Apresentação da peça O Pagador de Promessas, pela décima turma do Curso Superior de Artes Cênicas do IFCE. Dias 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de janeiro, às 20h, no teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Acesso livre. Classificação 12 anos. Informações: 3488-8600.

Nenhum comentário:

Postar um comentário