Embarque em uma viagem pela história da única língua arcaica ainda vida. Das inscrições oraculares gravadas em ossos de animais ao registro da incorporação dos caracteres chineses na linguagem dos computadores é o que revela a exposição A Escrita Chinesa. De 12 de fevereiro a 7 de março, no Espaço Cultural Unifor.
São 84 painéis explicativos, além de peças originais – entre elas uma máquina de datilografar e uma baixela de bronze –, que levam o visitante aos tempos da pré-história, mostrando passo a passo toda a evolução da escrita chinesa. Sua origem, estrutura, caligrafia e contribuições, até chegar à era da informática.
Descubra, nos traços e detalhes de cada peça, as curiosidades sobre essa cultura milenar. Os caracteres singulares, inscritos de modo inconfundível em quadrinhos, têm sido usados há milhares de anos em todo o mundo para significar ideias e coisas. Fundadora e transmissora da civilização chinesa, essa escrita constitui um fator de coesão da nacionalidade e um traço de ligação entra a China e outras nações.
SERVIÇO
A Escrita Chinesa: das inscrições oraculares aos dígitos binários
Nenhum comentário:
Postar um comentário