Se é verdade que o ano só começa depois do Carnaval é porque, antes dele, as atenções estão voltadas para confetes e serpentinas, cerveja e desbunde. Para alegria da Cidade, Fortaleza, ainda bem, conseguiu fortalecer seu pré-Carnaval nos últimos cinco, seis anos, aumentando aquele prazer intenso, que se acaba só na quarta-feira de cinzas, aquela ingrata. Com uma prévia estabelecida, mais música e dança, mais fantasias - seja de rei, de pirata ou jardineira, janeiro ficou pequeno e a folia agora anuncia sua chegada já em dezembro. E a antecipação, pasmem, não é precipitada. Tem gente que, antes mesmo de Natal e Réveillon, prepara o coro, a dança e o trajeto do bloco que desfila apenas quando o ano novo chegar.
"A gente está fazendo festas e outros eventos para arrecadar dinheiro e sair no próximo ano``, conta Mateus Perdigão, da organização do Luxo da Aldeia. O bloco entra o quarto pré-carnaval com uma má notícia. Mesmo assim, Mateus diz que abre alas e quer passar. ``Não ganhamos o edital da Prefeitura, por isso estamos trabalhando e aceitando a ajuda de todo mundo``. Uma das iniciativas está marcada para hoje à noite, dentro do projeto Farra na Casa Alheia, no Buono Amici´s. Na apresentação, o repertório já conhecido do público do bloco (formado principalmente de estudantes universitários, mas também de famílias, crianças, idosos): músicas de autores cearenses, como Fausto Nilo, Ednardo, Fagner, Evaldo Gouveia.
Quem também não vai receber a ajuda de R$ 6 mil da Secretaria de Cultura de Fortaleza, (a Secultfor selecionou 50 blocos, que dividem uma verba de R$ 300 mil), é o pessoal do Sanatório Geral. No entanto, eles prometem balançar o chão da praça da Gentilândia e as ruas do Benfica. Em dias e horários diferentes daqueles feitos esse ano: não mais sábados à noite, e, sim, os domingos de manhã. O motivo? "A gente gostou muito de fazer no domingo de manhã. Além disso, a gente quer diminuir a quantidade de público, qualificar o bloco", explica Artur Costa, da organização. E o Sanatório também quer sair no Carnaval. "Se a gente sair nos dois domingos do pré, vai criando clima pro Carnaval. Esse ano, a gente saiu um dia e foi muito bom. É uma contribuição que a gente faz pro Carnaval da Cidade", considera.
Quem for conferir o bloco Unidos da Cachorra vai ter que ir abrindo caminho metendo o cotovelo. E não tem como terminar sozinho: esse é um dos blocos mais procurados pelo folião. Chegou a juntar 20 mil pessoas agora em 2009. Eles também mudam de dia, mas não radicalmente. Na sexta-feira, fazem graça na rua Marechal Deodoro, no Benfica, e no sábado, a bateria continua o rojão no Bloco da Órbita, na Praia de Iracema. "No ponto de vista de repertório, a gente continua com o samba de enredo e o samba tradicional. Mas próximo ano tem uma série de novidades como o funk, o partido alto, o baião. A gente preparou também alguns arranjos de músicas que não são exatamente samba, como As Rosas não Falam, mas ganham arranjos de samba enredo", conta Felipe Araújo, um dos organizadores.
Já pelas ruas e avenidas do Conjunto Palmeiras vai passar o samba do Bate Palmas. É o quarto ano deles, e como tudo feito por aquelas bandas, o pré-Carnaval também é construído com todo mundo. "A cada ano temos música própria, contando a história bairro. Esse ano vai ser em homenagem ao Banco Palmas, que completa 10 anos", conta Joaquim Melo, coordenador do banco e empolgado folião. A letra é escrita conjuntamente, mas os arranjos e as melodias ficam a cargo do músico Parahyba. "Ele é contratado pela gente. Só não tem juízo, no resto ele é bom", brinca Joaquim. Ele conta ainda que a banda está formada desde 2007. "Agora tem 40 componentes: o pessoal da dança Cordapés, os capoeiristas do Raízes da Angola... Todo mundo se junta pra fazer o maior carnaval, arrastando os foliões. É o maior fuzuê do mundo". E quem não vai querer?
SERVIÇO
TODOS OS CARNAVAIS - Festa com o Bloco Luxo da Aldeia, a Bateria do Bloco do Amici´s e a Caravana Cultural. Hoje, a partir das 22h no Buoni Amici´s Sport Bar. Outras informações: 3219 5454.
Texto: Júlia Lopes
Nenhum comentário:
Postar um comentário