Exposição "Busca", de Telma Saraiva no CCBNB

A exposição "Busca" apresentará um recorte da produção comercial em fotografia e foto-pintura da renomada fotógrafa cearense Telma Saraiva, natural do Cariri (região sul do Estado), produzida nas décadas de 1960, 70 e 80, revelando a poética dessa artista que não economizou esforços na tentativa de embelezar os retratos dos seus clientes, aproximá-los da pintura e transformá-los em arte.

Com curadoria de Franklin Lacerda, a mostra individual de Telma Saraiva acontecerá no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - 2º andar - Centro - fone: (85) 3464.3108). A abertura da exposição será amanhã (quinta-feira, 3), às 19 horas, com a presença da artista, hoje com cerca de 80 anos de idade. Gratuita ao público, a mostra ficará em cartaz até 30 de dezembro (dias e horários de visitação: terça-feira a sábado, de 10h às 20h; aos domingos, de 10h às 18h).

Dinâmica da exposição

A exposição "Busca", de Telma Saraiva, apresentará séries de fotografias e foto-pinturas diferenciadas por temas, como: casamentos, formaturas, 15 anos, médicos, religiosos, crianças e filhos, além de fotos esquecidas no Stúdio Saraiva, acompanhadas por um áudio com depoimentos de clientes que expõem diferentes relações entre eles e as imagens apresentadas.

As fotografias serão exibidas formando configurações aleatórias, onde incidirá uma luz recortada sobre a imagem, deixando as molduras originais na penumbra. A exposição conta também com um livro contendo as imagens e depoimentos colhidos durante o processo de construção da mostra.

O músico Clayton Barros, integrante da banda pernambucana Cordel do Fogo Encantado, foi quem produziu a ambiência de som da exposição - o que transformará a mostra em uma experiência audiovisual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário