TEATRO. Lesados no CDMAC

Seja no emprego formal da língua portuguesa ou no uso coloquial do linguajar popular, o adjetivo “lesado” apresenta conotações que raramente são desejáveis por qualquer pessoa dotada de sensatez. Foi a partir de um trabalho em cima das possibilidades de concepções que a palavra adquire que o Grupo Bagaceira de Teatro pensou o espetáculo “Lesados”, em cartaz nas terças-feiras de março, às 20 horas, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Com direção de Yuri Yamamoto e texto de Rafael Martins, parceria que se tornou sinônimo de inventividade para além da geografia dos palcos cearenses, o espetáculo aborda a trajetória de quatro personagens, lesados. Lesados pela apatia e pela acomodação que os domina, que não os permitem agir ou sequer dar um passo à frente; lesados porque se sentem enganados por algo que nem mesmo sabem o que é. São quatro anônimos em meio a uma multidão metropolitana, engolidos pela solidão da vida moderna e pela falta de coragem.

Segundo Rogério Mesquita, um dos atores do elenco, o espetáculo flerta com o teatro do absurdo, que imprime um tratamento inusitado à realidade e se utiliza de elementos do ilógico como forma de expressão. O grupo ainda trabalha a questão imagética do espetáculo a partir da concepção de desenho de cena realizado pelo artista plástico, desenhista e diretor do espetáculo, Yuri Yamamoto. Segundo Mesquita, o próprio texto original de Rafael Martins, pensado apenas para dois personagens, fora adaptado por Yamamoto, de forma a casar com as ideias que surgiam em sua mente, além de “ampliar as possibilidades” de expressão e abordagem sobre o tema. Acerca da dramaturgia da peça, os personagens se caracterizam por diálogos curtos, rápidos, efêmeros. Segundo Rogério, as frases são apenas pontuais, fundindo-se na relação entre um personagem e outro.

“Lesados” foi o primeiro espetáculo do grupo Bagaceira para além do formato de esquete e alçou o grupo a um circuito de teatro de proporções nacionais, vencendo nove prêmios no XI Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente–SP em 2004. O espetáculo faz parte da programação do Teatro da Terçado Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, contemplado por edital lançado pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), e segue durante toda a programação do mês de março.

SERVIÇO

Lesados, do grupo Bagaceira de Teatro, dias 30 de março, às 20 horas, no Teatro Dragão do Mar. R$2,00 / R$1,00. Classificação Livre. 50 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário