No próximo sábado, 7, às 20 horas, o Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura se torna espaço de diálogo e de celebração entre múltiplas expressões contemporâneas e populares do fazer artístico. Trata-se da apresentação do Tangolomango – Festival Latino-Americano da Diversidade Cultural, que reúne em um meso palco vários grupos e artistas para um grande intercâmbio cultural. Em seu formato completo, o projeto acontece de 5 a 7 de agosto (quinta a sábado), com parceria entre o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e o Serviço Social do Comércio (Sesc-CE).
Inspirado em um fazer coletivo e integrado, grupos de várias partes do País se interpõem durante três dias de trabalho e intercâmbio de experiências, realizando no dia 7 de agosto uma apresentação única no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Com entrada gratuita, a apresentação marca mais uma vez um encontro singular entre o público de Fortaleza e o projeto, que, na última edição, em 2008, recebeu mais de duas mil pessoas.
Além disso, o festival seleciona e traz para Fortaleza, pela primeira vez, os grupos latino-americanos Legatto 7, da Colômbia, e El Circo Del Mundo, do Chile. O primeiro é uma banda vocal à capella, pioneira na Colômbia, que há 13 anos vem construindo uma das mais ambiciosas propostas musicais deste gênero em seu país. O segundo, criado por iniciativa do Cirque du Soleil em 1995, tem por objetivo principal ajudar crianças e jovens com problemas sociais por meio das artes circenses.
Na programação nacional, o público poderá conhecer as performances dos grupos Companhia Urbana de Dança (RJ) e Nova Saga (BA), grupos contemporâneos que trabalham com dança e música urbana, e o trabalho do cearense Di Freitas, de Juazeiro do Norte (CE), que busca dar uma identidade à sua música e criar sons que liguem suas vivências, como músico e ouvinte, à sonoridade do Cariri.
Tendo por objetivo celebrar a diversidade cultural inserida na liberdade de expressão e na oportunidade do encontro, em um movimento circular que pode ser representado por uma grande ciranda, o Tangolomango vem para sua terceira edição em Fortaleza, acreditando na troca de saberes para fomentar uma visão de mundo mais colaborativa, através da música, do circo e da dança.
SERVIÇO
Apresentação do Tangolomango – Festival Latino Americano da Diversidade Cultural, sábado, 7 de agosto, às 20 horas, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Dias 5 e 6 de agosto, no SESC Iracema, atividades de intercâmbio restritas aos grupos participantes.
www.tangolomango.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário