MÚSICA. Festa Pirikitu na Balada
INSTALAÇÃO. O que exatamente vocês fazem, quando fazem ou esperam fazer curadoria?
TEATRO. A Casa das Mulheres da Lua
Na próxima terça-feira, 07 de setembro, às 20 horas, o Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe o espetáculo musical A Casa das Mulheres da Lua, do grupo Fraternidade de Artistas Cavaleiros da Dama Pobreza, que entre personagens, brincadeiras, mistérios e causos narrados, dialoga e resgata elementos do fantástico imaginário poético da cultura popular nordestina.
Com texto de Alan Mendonça, que também assina a direção com Graça Freitas e Cleydson Catarina, A Casa das Mulheres da Lua é inspirado na montagem dos dramas das brincadeiras nordestinas, vestido no movimento da arte do povo e nas cores da folia do reisado cearense. O personagem central, Genésio Lauriano, é um contador de seu próprio drama, que canta de porta em porta as cantigas dos Santos Reis, pedindo esmolas características das noites de reisado. Durante o espetáculo, novos personagens femininos e distintos emergem em cena, todos eles bonecos, manipulados pelo mesmo Genésio Lauriano.
O espetáculo começou a ser concebido no início de 2005, como um dos resultados das pesquisas teatrais de seis anos realizadas pelo grupo, dentro do universo da cultura popular nordestina. Teve sua estreia em 2006, ano em que iniciou a participação em festivais, projetos e mostras por Fortaleza e interior do Estado, conquistando prêmios e o reconhecimento pelo trabalho apresentado em palco. Porém, mesmo com as apresentações, o espetáculo se manteve em constante processo de construção e aperfeiçoamento, tendo como base o intercâmbio com o público ao longo de cada experiência.
O cenário desenvolvido para o espetáculo é um teatro de caixa, de onde Genésio Lauriano sai e dá vida aos outros personagens - localizados nas portas da caixa como parte do cenário -, em simbologia a uma casa, elemento fundamental da encenação. A estrutura do espetáculo tem o movimento da Comédia Dell’arte, teatro popular de improviso, na necessidade da apresentação do corpo do ator dentro da musicalidade apresentada ao vivo, esta componente substancial da interpretação cênica do espetáculo.
O espetáculo musical A Casa das Mulheres da Lua, do grupo Fraternidade de Artistas Cavaleiros da Dama Pobreza, faz parte da programação de setembro do projeto “Teatro da Terça” do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, contemplado por edital de estímulo às Artes Cênicas no Estado, lançado pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC). O espetáculo segue na programação do Centro Dragão do Mar durante todas as terças do mês de setembro.
SERVIÇO
INSTALAÇÃO. Veículo de ideias
DANÇA. Brasil Tango Show
MÚSICA. Sexta-feira com blues
TEATRO. Eu Ando, Tu Andas, Eles... Observam.
EXPOSIÇÃO. TudoaoMesmoTempo...
EXPOSIÇÃO. "O Número" de José Patrício
MÚSICA. Ana Cañas no Festival Canta Ceará
FESTIVAL. VI Festival de Teatro de Fortaleza
FESTIVAL. Apresentação do Tangolomango
SEMINÁRIO. Arte, Invenção e Experiências Formativas
04 de agosto, quarta-feira
8h30
Café da manhã
9h
Palestra: Fototaxia em busca do elo perdido... , Miguel Chikaoka (PA)
9h30
Palestra: A fotografia como ferramenta de alfabetização visual , João Kulcsá
(SP)
10h
Intervalo
10h15
Mesa: Fotografia, Invenção e Experiências Formativas contextos e singularidades. Participação: Miguel Chikaoka (PA), João Kulcsár (SP), Silas de Paula (CE) e Paulo Amoreira (CE). Mediação: Tiago Santanna
12h
Almoço
14h
Palestra: Palavra, corpo e território: estratégias para o audiovisual na educação o caso da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu-RJ , Marcus Faustini (RJ).
15h
Palestra: A importância do terceiro setor na formação de novos olhares , Tiago Gomes (RJ).
15h40
Intervalo
16h
Mesa: Audiovisual, Invenção e Experiências Formativas contextos e singularidades. Participação: Marcus Faustini (RJ), Tiago Gomes (RJ), Beatriz Furtado (CE), Beth Jaguaribe (CE). Mediação: Lenildo Gomes.
17h30
Lanche
18h
Exibição dos vídeos Vida Maria, de Márcio Ramos, Supermemórias, de Danilo Carvalho e Aos Mortos de Morte Morrida, de Sidnéia Silva.
05 de agosto, quinta-feira
8h30
Café da manhã
9h
Palestra: Ensino e formação em dança algumas aproximações e perspectivas possíveis , Beatriz Cerbino (RJ).
9h30
Palestra: Práxis em dança como ação compartilhada e política: abordando experiências e incertezas sobre a formação de artistas-docentes de Dança , LuciaMatos (BA).
10h
Intervalo
10h15
Mesa: Dança, Invenção e Experiências Formativas contextos e singularidades. Participação: Beatriz Cerbino (RJ), Lucia Matos (BA), Flávio Sampaio (CE) e Rosa Primo (CE) . Mediação: Thaís Gonçalves.
12h
Almoço
14h
Palestra: "Teatro de Grupo: Locus de Utopia e Resistência", Christina Streva (RJ)
15h
Palestra: Ainda sobre a proposição de um instituto sem espectadores teatralidade e experiência na sociedade do espetáculo , José Fernando Peixoto (SP).
15h40
Intervalo
16h
Mesa: Teatro, Invenção e Experiências Formativas contextos e singularidades. Participação: Christina Streva (RJ), José Fernando Peixoto (SP), Gil Brandão (CE), Danilo Souto (CE). Mediação: Izabel Gurgel.
17h30
Lanche
18h
Intervenção Grupo Bagaceira.
06 de agosto, sexta-feira
8h30
Café da manhã
9h
Palestra: O que não se ensina, mas se aprende: sobre a formação dos poetas , Ricardo Aleixo (MG)
9h30
Palestra: A arte in-existente ou a estrutura pós-funcionalista da experiência , Raul Antelo (SC)
10h
Intervalo
10h15
Mesa: Literatura, Invenção e Experiências Formativas contextos e singularidades. Participação: Ricardo Aleixo (MG), Raul Antelo (SC), Fernanda Coutinho (CE), Sarah Diva (CE). Mediação: Carlos Augusto Lima
12h
Almoço
14h
Palestra: A Experiência da Escola de Artes Visuais do Parque Lage , Cláudia Saldanha (RJ)
15h
Palestra: A Formação em Arte: O Artista Investigador e o Fortalecimento do Contexto-Acadêmico: 1970 - 2010 , Ana Maria Tavares (SP)
15h40
Intervalo
16h
Mesa: Artes Visuais, Invenção e Experiências Formativas contextos e singularidades. Participação: Cláudia Saldanha (RJ), Ana Maria Tavares (SP), Carlos Velazquéz (CE), Gilberto Machado (CE) . Mediação: Enrico Rocha
17h30
Lanche
Lançamento dos livros Modelos Vivos de Ricardo Aleixo, Maria com Marcel. Duchamp nos trópicos , de Raul Antelo e O Devir-Criança do pensamento , organizado por Daniel Lins.
18h
Aula espetáculo Na roda do mundo , de Helder Vasconcelos.
07 de agosto, sábado
8h30
Café da manhã
9h
Mesa: Arte, Invenção e Experiências Formativas Articulando novos possíveis . Participação: Eliana Sousa (Redes de Desenvolvimento da Maré/RJ), Jailson de Sousa (Observatório das Favelas/RJ) e Valdenor Moura (TV Janela/CE). Mediação: Juliana Marinho
10h30
Intervalo
11h
Palestra: Desejar a sensação , Suely Rolnik (SP)
TEATRO. Deborah Secco em Mais Uma Vez Amor
HUMOR. Felipe Andreoli do CQC em Fortaleza
EXPOSIÇÃO. Vick Muniz em Fortaleza
Vik Muniz
Visitação | 16 de abril a 8 de agosto de 2010
Aberta ao público de terça a sexta, das 10h às 20h, e sábados e domingos, das 10h às 18h, no Espaço Cultural Unifor
Entrada gratuita – Estacionamento no local
Agendamento de visitas guiadas para grupos de visitantes - 85 3477 3319