TEATRO. A Vaca Lelé com TAV

Uma sessão especial gratuita de teatro infantil com serviço de tradução audiovisual (TAV) será encenada para 100 crianças deficientes audiovisuais, amanhã (sexta-feira, 28), às 10h30, no cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - 2º andar - Centro - fone: (85) 3464.3108).

Segundo a coordenadora de Programação Infantil e Artes Cênicas do CCBNB, Viviane Queiroz, trata-se de "uma iniciativa pioneira, haja vista que é a primeira vez que se apresenta uma sessão com audiodescrição (TAV) para teatro infantil no Ceará".

O espetáculo será a peça "A Vaca Lelé" - projeto de José Alves Netto apresentado pelo Grupo Bandeira das Artes, com texto de Ronaldo Ciambroni e direção de Ana Cristina Viana - que será assistida por crianças com deficiência visual do Instituto Hélio Góes, pertencente à Sociedade de Assistência aos Cegos, e da Escola de Ensino Fundamental Instituto de Cegos.

CINEMA. Mostra Alfred Hitchcock

Começa nesta quinta, 7, na Vila das Artes, equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, localizada no centro da cidade (rua 24 de Maio, 1221) a mostra de filmes dedicada ao mestre do suspense Alfred Hitchcock. O evento, que acontece até o dia 25 de junho, exibirá 14 longas do cineasta, que vão dos clássicos ao documentário incluindo a “Fase Inglesa e o Cinema Falado”. As sessões, gratuitas, acontecem sempre nas quintas e sextas às 18h30.

Hitchcock iniciou sua carreira em um estúdio londrino, onde fazia ilustrações de cartazes de filmes. O Jardim dos Prazeres (The Pleasure Garden, 1925), ainda na época do cinema mudo, é considerado sua primeira produção. O primeiro suspense, também um filme mudo, veio no ano seguinte, quando Hitchcock dirigiu O Pensionista (The Lodger – A History of The London Fog, 1926). O thriller, baseado na história de Jack, o Estripador, trazia os ingredientes que o tornariam famoso. Durante os seus 81 anos de vida Hitchcock dirigiu filmes e criou características que marcariam a história do cinema e, principalmente, do gênero de suspense.

A mostra da Vila das Artes traz filmes como Chantagem e Confissão, produzido em 1929, o clássico 39 Degraus, de 1935 e o documentário Alfred, o Grande. Informações pelo telefone 3252-1444.

Programação

Maio

Dia 06 - Chantagem e Confissão (1929)
Dia 07 - Assassinato! (1930)
Dia 13 - Jogo Sujo (1931)
Dia 14 - Ricos e Estranhos (1932)
Dia 20 - O Mistério do Nr. 17 (1933)
Dia 21 - O Homem Que Sabia Demais (1934)
Dia 27 - Os 39 Degraus (1935)
Dia 28 - O Agente Secreto (1936)

Junho

Dia 10 - Sabotagem (1936)
Dia 11 - Jovem e Inocente (1937)
Dia 17 - A Dama Oculta (1938)
Dia 18 - A Estalagem Maldita (1939)
Dia 24 - Alfred, o Grande – Parte I (Documentário)
Dia 25 - Alfred, o Autor – Parte II (Documentário)

SERVIÇO

Mostra Alfred Hitchcock: A Fase Inglesa e o Cinema Mudo, na Vila das Artes, rua 24 de Maio, 1221, Centro, às 18h30, nas quintas e quartas de maio e junho. Grátis. Inf: (85) 3252-1444

CONCURSO DRAGÃO DO MAR

VOCÊ CONHECE O DRAGÃO DO MAR?

Abril de 1999. Ano da inauguração do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, abrigo e catalisador das mais diversas manifestações artísticas e culturais. Enquanto espaço democrático para o acesso e difusão de bens simbólicos, a instituição foi batizada em homenagem a um cearense de atitudes heróicas.

Francisco José do Nascimento. Chico da Matilde. Ou simplesmente Dragão do Mar, como foi apelidado o valente jangadeiro que elevou o Ceará a um lugar de liberdade: “Ninguém embarca”. E assim fomos a primeira província do Brasil a abolir a escravidão.

E como é importante a figura do Dragão do Mar para a história do Ceará. Mas é preciso conhecê-lo, desvendá-lo. É com esse objetivo que o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realiza o Concurso com o tema "Chico da Matilde: o Dragão do Mar".

O objetivo do Concurso é estimular a pesquisa em torno do personagem e apontar vínculos entre o nome do maior centro de arte e cultura da América Latina e este relevante personagem na luta pela abolição dos escravos.

O prazo de inscrições para o Concurso foi prorrogado para 14 de maio de 2010, abrangendo três modalidades - teatro, redação e fotografia – com o tema: “Chico da Matilde: o Dragão do Mar”. O Concurso é uma ação do projeto Dragão do Mar Educativo.

MÚSICA. Mona Gadelha

A cantora e compositora cearense estreia o show de lançamento de seu quarto CD, Salve a Beleza. No sábado, 8, às 21h, no anfiteatro do Centro Dragão do Mar (Praia de Iracema). Entrada: 2kg de alimentos. Outras informações: 3488 8600.

MÚSICA. Rock-Cordel no CCBNB

Mais uma edição do Rock-Cordel acontece esta semana com shows nestas terça, 4, quarta, 5, e sexta-feiras, 7, no cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro). Além da oficina sobre MySpace, com o jornalista Marcelo Paes de Carvalho, o evento conta com atrações locais, como as bandas Soul Agony, Coldness (foto), Encéfalo, Soad e Facada. Entrada franca. Outras informações: 3464 3108.

TEATRO. As Prossopopéias de Casimiro Coco

Dentro do projeto Teatro da Terça, a Cia. Camarim de Teatro, com direção de Davidson Caldas, traz uma história extraída de contos da tradição oral, apresentando as gaiatices e molecagens de um nordestino esperto que de porta em porta consegue engabelar cangaceira valente, delegado incompetente e moças no caritó. Nas terças-feiras de maio (4,11, 18 e 25), às 20h, no teatro do Centro Dragão do Mar (Praia de Iracema). R$ 2 (inteira) e R$ 1 (meia). Outras informações: 3488 8600.